E a tal da TPM...

Este assunto é destinado às mulheres que sofrem com a TPM, como eu, e aos homens que sofrem junto.

Quem sofre de TPM #levantamãoaê? o/

Imagem: Reprodução
Pois é, eu sofro. E esta foi a semana dela, em que esta sigla dominou os meus longos dias e as curtas noites...
Parece que, quando eu estou de TPM, surge uma estampa bem na minha testa, acompanhada do conselho: FIQUE LONGE! Quem me conhece, sabe do que eu estou falando!

Mas esta semana, pense que nem eu mesma conseguia me suportar. Foi mais forte do que nos últimos meses. Cheguei a me assutar. Foi uma falta de paciência tremenda, dificuldade de concentração, esquecimento, dor de cabeça, nada tava bom, nada satisfazia... Fora que eu quico né! Quico, que nem bola, literalmente, no meu dia-a-dia, já que sou muito agitada, mas essa semana... E essa ansiedade que me mata!!! Surge a ansiedade enorme, depois a frustração porque as coisas não acontecem, depois a compensação do sentimento ruim, gastando e comendo, nesta semana em particular. O negócio tava tão feio que até minha mãe comprou remedinho, o tal do óleo de prímula (depois falo sobre ele).

Enfim, nem eu sabia direito o que tava acontecendo. Eu já sei como funciona a TPM, eu tenho isso desde sempre na minha vida como adolescente/adulta, mas ainda assim me assusta. Buscando respostas, lá fui eu me aventurar na net...

O que é:
Tensão Pré-Mentrual, também conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.
A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.
A tendência hoje é acreditar que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.
O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos. Fonte

Sintomas:
Depressão, sentimento de desesperança, pensamentos autodepreciativos;
Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
Diminuição do interesse pelas atividades habituais;
Sensação de dificuldade de concentração;
Cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
Acentuada alteração do apetite;
Distúrbios do sono;
Sensação de estar fora do próprio controle;
Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada;
Dor de cabeça;
Dores musculares;
Ganho de peso ou sensação de inchaço. Fonte

Como aliviar:
Realize atividades que proporcionem bem-estar, como passear no parque;
Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;
Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
Procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
Afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
Procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;
Diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos. Fonte

Tratamento:
Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos, já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Entretanto, há medidas que aliviam os sintomas.
Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 (piridoxina), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas.
Outro medicamento é o ácido gama linoleico, que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano (Órgão Regulatório dos Estados Unidos) a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto, esse, como qualquer outro medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica.
Na verdade, esse é o melhor caminho para o tratamento da TPM: consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.
O melhor medicamento é o que, sozinho ou associado, reduza os sintomas. Como essa síndrome está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. Nos Estados Unidos, a FDA aprovou a pílula com drospirenona e etinilestradiol, para mulheres que têm sintomas de TPM e desejam anticoncepção hormonal.
Já nos casos graves de síndrome disfórica pré-menstrual, é necessária medicação mais específica, sendo que a medicação usada com melhores resultados são os antidepressivos. Estudos recentes mostram que essa medicação usada na menor dose possível e durante a fase de tensão pré-menstrual tem melhorado muito a qualidade de vida das mulheres que experimentam essa disfunção. Também nesses casos a pílula anticoncepcional com drospirenona e etinilestradiol pode ser usada. Dr. Sérgio dos Passos Ramos, in

Eu já consultei meu médico e ele recomendou cápsulas de óleo de prímula para diminuir a "força" da TPM. Mas, pra que ele serve?

Atribui-se ao óleo de prímula diversos benefícios à saúde, com aplicações para: artrite reumatóide, dor no peito, eczema, diabetes, alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, etc. Um pequeno estudo indicou que suplementação com óleo de prímula reduziu a quantidade de LDL, o colesterol ruim.
Através de seu princípio ativo, o ácido gama-linolênico, o óleo de prímula é empregado no tratamento de toda e qualquer condição para as quais as prostaglandinas (PGE1) seriam benéficas. Entre essas estão a tensão pré-menstrual, doenças benignas no seio, regulação do nível de colesterol sanguíneo, agregação plaquetária, regulação da pressão sanguínea, obesidade, doença atópica, esclerose múltipla, artrite, reumatismo, alcoolismo, desordens mentais e hiperatividade infantil.
Um aporte regular do óleo de prímula oferece ao organismo elementos construtivos essenciais para o mecanismo de auto-regulação hormonal, e contribui para o seu bom funcionamento e bem estar, especialmente na velhice, ou no envelhecimento prematuro provocado por certas enfermidades. Até para combater a anorexia o consumo do óleo de prímula vem sendo estimulado.
Alguns estudos envolvendo as propriedades anti-inflamatórias do óleo de prímula, com algumas pessoas sofrendo de artrite reumática resultaram em benefício significativo. Outras indicações para o uso de óleo de prímula incluem casos de cirrose descompensada, neuropatias diabéticas, tensão pré-menstrual (TPM) e esquizofrenia (coadjuvante). Fonte

Enfim, ainda não comecei a adminstrar as cápsulas de óleo de prímula, mas começarei em breve, e partilharei tooooodas as experiências por aqui, até pra saber se funcionou ou não.

Se a sua TPM é demais, como a minha, não hesite, procure um médico e siga as suas orientações. Lembro que essas são experiências pessoais e eu não estou aqui indicando nada além do comparecimento à um médico para saber qual o tratamento adequado para cada um.

Hoje, a semana tá no fim e a TPM também, graças à Deus, então eu posso ver o amor (José Antonio) sem perigo (eu acho né), até porque ele já conhece o sistema, e ficou bem longe e bem quietinho a semana toda.

E quem aí fica #locadesvairada neste período do mês?

Beijo.

Um comentário:

Luciane disse...

eu sei como é né chefinha rsrsrsrsr

que bom que ela ta no fim, as crianças agradecem e os amigos tbm kkkk bjus e descansa que segunda começa tudo de novo rsrsrs

Postar um comentário