Leitura de Quinta - Crepúsculo (Twilight - Stephenie Meyer)

Oies...

Faz semanas que eu não falo de nenhum livro por aqui, mas nem por isso, deixei de ler (até porque é um vício!).

Na iminência da estréia de Amanhecer - Parte 1 (em 18 de novembro, não esqueçam), resolvi ler os livros que compõem a saga Twilight toooodinha, mesmo já sabendo de cor!

Eu só li o livro após ter visto o filme, que eu gostei muito, mas que fui ver só por curiosidade, já que tinha certeza de que não seria tão atrativo (pensamentos vãos), já que a história prometia ser romântica demais (coisa que não sou!) e melodramática. Surpreendida, assim que cheguei em casa, naquela noite, já entrei na internet e comprei o livro, curiosa por saber as palavras que haviam dado vida àqueles personagens, principalmente à Edward Cullen.

Antes que o livro chegasse, eu viajei, e pude ler só quando voltei, 8 dias depois. O livro não é grande, tem 355 páginas, e a jogada de marketing foi ótima, já que o primeiro capítulo da sequência, Lua Nova, estava impressa no fim dele, o que se repete em todos os livros da saga. Li em 3 dias. Cheguei à dormir pouco, porque não conseguia parar de ler. Resultado: assim que terminei Crepúsculo, comprei Lua Nova, e assim sucessivamente.

A história é muito bem escrita pela autora (Stephenie Meyer), e muito bem traduzida, e eu realmente me apaixonei. Sou adepta aos livros de ficção (Harry Potter também é favorito).

O filme é fiel ao que é possível, e também é favorito, mas o livro é melhor. Não canso de ler (acho que já li umas 5623471782734 mil vezes), e ainda vou continuar lendo. Ainda consigo me surpreender com os fatos, mesmo que já os conheça e, mesmo sabendo as falas, ainda me emociono. Pra mim, já é um clássico e, em breve, pretendo comprar toda a saga nos originais em inglês (é só ter lugar pra guardar!).

#ficadia pra quem gosta de ficção, mas com monstros mais próximos a nossa humanidade, e uma boa dose de amor e romance.


Crepúsculo (Twilight, em inglês) é um livro sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é a génese da saga Twilight, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.
O romance ganhou diversos prêmios, incluindo o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association, entrar na lista de Best sellers do New York Times e Best selling de 2008, no USA Today.
Enredo
Bella Swan muda-se da ensolarada Phoenix, Arizona para a chuvosa cidade de Forks, Washington, para viver com seu pai, Charlie, o chefe da polícia local. Segundo ela, a sua mãe (Renée) sentia-se triste por não poder acompanhar o seu novo marido (Phil Dwyer) aos jogos de basebol, pois este é um jogador da segunda divisão e, então, Bella decide mudar-se para dar mais espaço ao casal.
A chegada de Bella a Forks desperta imensa curiosidade em toda a gente. Esta é uma cidade pacata, onde todos se conhecem e, por isso, a sua vinda era bastante aguardada. Na escola, Bella conhece vários colegas logo no primeiro dia de aulas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler.
Bella depressa descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de escape à sua rotina diária. No primeiro dia que ela o vê, Edward aparenta sentir repulsa por ela, chegando mesmo a tentar mudar os seus horários para evitá-la, pois seu cheiro era muito tentador para ele.
No entanto, quando uma van fora de controle está prestes a atropelar Bella no estacionamento, Edward salva-a do perigo sobrenaturalmente, como é percebido pela jovem, que assinala que ele estava muito distante de si para poder puxá-la da trajetória do veículo e que, a mossa deixada no automóvel após o embate, era em tudo semelhante à estrutura dos ombros do rapaz. Edward recusa-se, todavia, a falar sobre o assunto. Bella evita falar com ele durante algum tempo, mas no dia em que ela vai com as suas amigas até Port Angeles, mete-se, de novo, em apuros, de modo que Edward salva-a novamente. A partir deste instante, a cada passagem do livro, ambos acabam por se tornar cada vez mais próximos.
Ela acaba descobrindo por seu amigo Jacob Black, da tribo Quileute, que Edward e a sua família (os Cullen) são vampiros vegetarianos, ou seja, que não se alimentam de sangue humano.
Entretanto, Bella é apresentada à família Cullen. Todos gostam dela, menos Rosalie, a irmã de Edward e companheira de Emmett. Edward e Bella passam muito tempo juntos, e cada vez mais apaixonados. O vampiro é apresentado a Charlie e tudo parecia perfeito, até que tudo é lançado ao desespero quando James (um vampiro rastreador) pousa os seus olhos em Bella. Ele fica sedento, e decide alimentar-se dela a todo o custo.
Após ter fugido do seu acossador, a jovem vê-se obrigada a reencontrá-lo, sob a suspeita deste ter sequestrado a sua mãe. Bella dirige-se a um antigo estúdio de balé, no qual dançava quando era pequena, e onde James pretende sugá-la até à morte. Edward, junto com os outros membros da família Cullen, consegue porém resgatá-la, antes que James consiga pôr termo à sua vida. Acaba a história num baile da escola, onde Bella comparece com o seu par (Edward) e onde aparece também Jacob Black, que traz uma mensagem do seu pai, Billy, que diz para Bella se afastar de Edward. Nem ela nem Jacob percebem o que quer exactamente dizer esta mensagem, pois por esta altura Jacob ainda não sabe que é lobo, ou seja, o inimigo natural dos vampiros.
Capa
Stephenie Meyer declarou que a maçã na capa de "Twilight" representa o fruto proibido do livro de Gênesis. Ela simboliza o amor de Bella e Edward, o que é proibido, semelhante ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como está implícito pela citação de Gênesis 3:3 no início do livro. Representa também o conhecimento de Bella daquilo que o bem e o mal são, bem como a escolha que ela tem do "fruto proibido", Edward, escolhendo ou não vê-lo. Em uma das cenas do filme, uma maçã cai e Edward a pega. O jeito que ele pegou a maçã com as duas mãos formou a imagem da capa.
Recepção crítica
A recepção crítica para Twilight foi mista. A Kirkus disse que "Twilight está longe de ser perfeito: o retrato de Edward como o trágico herói monstruoso é excessivamente byroniano e o apelo de Bella é mais baseado na mágica do que no personagem. Apesar de tudo, o retrato de amantes perigosos bate o ponto; os fãs de romance obscuro vão achar difícil resistir". A Publishers Weekly descreveu "a paixão cega [de Bella] pelo estranho Edward", a relação de risco dos dois e a "luta interna de Edward" como uma metáfora para a tensão sexual na adolescência. Hillias J. Martin, do School Library Journal, elogiou o romance, dizendo, "Realista, sutil, sucinto e fácil de acompanhar, Twilight terá leitores agonizando para penetrar seus dentes nele".
Adaptação cinematográfica
Twilight ganhou uma versão cinematográfica, que estreou em 21 de Novembro de 2008 nos EUA, no dia 4 de Dezembro, do mesmo ano, em Portugal e, dias mais tarde, 19 de dezembro, no Brasil.Crepúsculo já bateu o recorde de espectadores para um filme do gênero. O elenco conta com Kristen Stewart como Isabella Swan, Robert Pattinson como Edward Cullen e Taylor Lautner como Jacob Black.

Nenhum comentário:

Postar um comentário