Breaking Dawn Part1 - Amanhecer Parte1

Pré-estréia do dia 18 de novembro de 2011, às 0h01 (noite de quinta para sexta-feira) - UCI cinemas - Shopping Palladium - Curitiba/PR - Brasil


Queridas (os), este post tem spoiler. Se você quiser ver com seus próprios olhinhos, sem criar expectativa ou ficar imaginando, NÃO LEIA a partir daqui.



Finalmente, eu vim pra falar do melhor filme da Saga Crepúsculo (até agora, já que tenho esperanças para BD2). Ontem eu falei de BD1 o dia tooodo, tentei (sem sucesso) não pensar na sessão de pré-estréia que me esperava a noite, pra não ficar ansiosa demais, mas, em nenhum momento, tive receio de me decepcionar com o filme. Atitude muito acertada, pois não me decepcionei mesmo!!!

Acompanho a série, tanto em livros quanto em filmes, desde Crepúsculo, sempre gostando cada vez mais do que lia/via. Acredito que, com o passar dos filmes, e diretores, a saga foi ficando cada vez mais fiel aos livros, e BD1 não decepciona: de todos, é a melhor representação. De tanto esperar (18 meses), ler sobre as filmagens, acompanhar as entrevistas dos atores, esperava muito mesmo, e nem me passou a ideia de que o filme fosse menos.

Eu coloquei aqui os acontecimentos que esperava, e realmente a sequencia aconteceu, apenas a princípio de BD2 será diferente do que eu imaginava.

Inicia com Jacob, que demonstra toda a sua dor quando lê o convite de casamento, seguido pela resignação de Charlie e pela alegria de Renée. A preparação para o casamento, desde a organização de Alice, até Bella treinando com o sapatos novos. Edward ainda tenta dissuadir Bella da decisão de se transformar contando à ela sobre seus anos de 'rebeldia', em que caçou os humanos que eram maus (coisa que acontece no livro, acredito que em Twilight, quando ele conta como foi ficar alguns anos sem viver sob o regime de Carlisle, na ocasião em que Bella visita sua casa pela primeira vez)... Ainda assim, ela continua do mesmo modo. Edward aparenta estar tão nervoso quanto Bella pelo casamento (acho que até mais). Há o pesadelo que ela tem, onde ela está sobre a pilha de corpos ensanguentados, tendo seu vestido e o terno de Edward manchados também.

A preparação de cabelo/maquiagem feito por Alice e Rosalie ficam lindos, o vestido é mais lindo ainda, perfeito, com uma cauda maravilhosa, e a Kristen ficou muito, muito bem nele (droga!). Ela demonstra todo o nervosismo descrito no livro até visualizar Edward, com uma expressão triunfante no rosto. Depois disso, ela só tem olhos pra ele. É um momento muito emocionante, e quem conhece o livro como eu, ouvirá as palavras que o descrevem!

A festa é linda. Há um momento de stress com Irina, sobre os lobos e Laurent; todos fazem brindes aos noivos, as palavras dos Cullen são de duplo sentido (Emmet falando foi massa), Charlie também faz o brinde, hilário. No filme todo há uma pitada de humor que manteve a platéia rindo, tudo muito suave, sem apelação.

A lua de mel é de-mais. Foram acrescentadas algumas cenas de carinho na noite de núpcias, esta que não é descrita no livro, que fez tudo ficar muito íntimo. Não posso negar que, mesmo muito talentosos e profissionais, a interação de Robert e Kristen foi um ponto muito importante. Não são só os travesseiros destruídos, mas o quarto tooodinho (imagina como foi). No dia seguinte, há a discussão de Edward e Bella sobre os machucados e, à partir daí, ele começa a fugir dela, literalmente, o que rende boas risadas. Ela tenta ser sedutora, como descrito no livro, tudo muito sem jeito, o que fez a representação destes momentos serem maravilhosas.

A descoberta da gravidez de Bella realmente faz com que Edward entre em choque, e a índia Ticuna fala em morte. Rob fala português sim, quase sem sotaque, mas é difícil em algumas palavras. Ainda assim, é lindo!!!

Eles voltam para casa e, duas semanas depois, Jacob sabe que ela voltou e vai até lá! É chocante ver como Bella está na gravidez, fizeram um trabalho muito bom de maquiagem e computação gráfica no filme todo em relação à isso.

A gravidez se desenvolve e Edward fica muito zangado e realmente demonstra todo o seu sofrimento quando fala com ela, após o bebê ter quebrado sua costela. Mas, quando ele o ouve (o bebê), e sabe que ambos tem o mesmo amor por ela, ele é rendido! É uma cena de muito carinho e muito emocionante também.

O corpo de Bella aparece magro, como anoréxico, sendo só barriga, e é chocante de se ver. Ela bebe sangue e, aos poucos, fica mais forte. Como no livro, mesmo bem, o copo de sangue derrama e, por reflexo, ela tenta pegá-lo, e é aí que acontece!

O parto é chocante!!! Segundo Rob, Tay e Kris, a cena ainda foi cortada, então imagino como ficaria mais assustador na íntegra. Os procedimentos descritos no livro estão lá. O brilho nos olhos de Edward quando vê Renesmee pela primeira vez é lindo, e a Kristen realmente me assustou ao ficar tão 'morta' quanto ela estava. Bella estava acabada! O sofrimento e a determinação de Edward em não aceitar este fim para ela é dolorido, mesmo sabendo o que vai acontecer, é angustiante. A dor de Jake e as palavras dele ferem muito, nos fazem querer consolar e dizer que tudo acabará bem. Edward fica fora de si, tentando forçar seu veneno nas veias de Bella. Atuação maravilhosa dos três!!!

A cena de imprinting é linda, quando Jake olha nos olhos daquele bebezinho e se ajoelha próximo dela, pois nada no mundo o prende mais, apenas aquela pessoa. Simultâneo a isso, Edward deixa Bella para defender a casa e sua família do ataque dos lobos. Carlisle, Esme e Emmet estão fora, mas aparecem depois que a luta já foi travada, fazendo os lobos recuarem. Mesmo não havendo isto no livro, achei que ficou uma adaptação muito boa, amarrando as pontas do imprinting, e da proteção dos lobos aos Cullen, tanto para o que não foi explícito neste filme (não dá pra colocar tuuuudo, senão o filme ia durar umas 3 horas), quanto para o que virá em BD2. Jake chega no último momento, quando Sam está prestes a investir de novo, mesmo estando em pé de igualdade com os Cullen, e se transforma no ar para defender Renesmee. Então, Edward lê o que Jake está pensando, vendo o que se passou no imprinting, e Sam recua, pois não podem mais atacar Renesmee.
*Adendo legal no filme: Leah vê Alice sendo atacada e a defende do outro lobo. Desculpae, mas eu não sou fã da atuação da Julia Jones. Achei fraquinha!

Depois de toda esta emoção, voltamos à Bella, que já está com seu coração batendo, e sendo transformada pelo veneno. É horrível ver a Kristen daquele jeito, deitada na maca. Bella parece mesmo um defunto. Essa parte não é nem parecido com o que eu imaginei. Dá para acompanhar as mudanças, as veias aparentes sumindo, a pele ficando pálida, ela ganhando corpo novamente, sua coluna se curando, os cabelos ganhando uma cor mais forte, enfim, ficando linda. Neste meio tempo, Bella é limpa de todo aquele sangue e é vestida por Alice com o vestido azul. Durante o processo, Bella tem flashbacks de cenas de sua vida, inclusive dela bebê com Charlie e Renée, e muitos outros que incluem Edward e tudo pelo que ela passou depois de ter conhecido ele, o que nos leva à uma nostalgia pelos filmes anteriores. Então, quando a última parte do seu coração é transformado, ele pára, e a conversão é concluída! Neste momento, todos que estão na casa, inclusive Jacob, param e sentem que ela esta pronta. Edward vê tudo isso em primeira mão, já que não sai do lado dela. Então, a câmera é focalizada no olhos dela, que se abrem e são carmim.

Então termina!

Aff, é muita coisa. Eu fui pra curtir (desta primeira vez, é claro), mas acredito que, por saber o livro todo, apreendi muita coisa. Todas as adaptações ficaram muito bem feitas e não deram outra roupagem à história real, foram bem complementares, e não destoaram em nada. É filme mais bem humorado da saga, talvez pelo fim de tudo, até agora. O humor é leve, nas expressões e atuações (principalmente do Edward fugindo da Bella na ilha). É onde Edward perde mais a paciência com o Bella, e fica mais transtornado. O sofrimento do Jake é visível em alguns momentos mas, mesmo assim, ele não desiste de estar ali por ela.

Nos créditos tem cena, viu gente. Não vão embora do cinema antes. Eis que surgem os Volturi, sentados nos mesmos troninhos que já conhecemos, na mesma torre, e Aro recebe um recado de Carlisle (não é o convite de Alice), informando que há mais um membro em seu clã. O sempre otimista, Marcus, fica contente (de uma forma só dele), e comenta que, então, os 'problemas' com o clã de Carlisle estão terminados. Mais que depressa, Aro o corrige, lembrando-o que ele (Carlisle) tem o que ele (Aro) deseja. E está finalizado o filme.

Prestei o máximo de atenção na trilha sonora, mas não me lembro de ter ouvido A Thousand Years (Christina Perri), mas eu posso ter me desligado, prestando atenção, como fiz em vários momentos. I Didn't Mean It (The Belle Brigade) passou só no finzinho, depois da cena extra, nos créditos finais. Flightless Bird, American Mouth (Iron e Wine), na versão do casamento, tocou nos votos (liiiindos) no casamento, o que gerou suspiro geral da sala lotada!!!

Depois de ter visto tudin, eu posso afirmar que BD2 começa daí (nossa, descobriu o Brasil!), sem a parte do Jake, como está no livro, sendo tudo baseado na Bella, como a saga completa. Tenho muitas esperanças de que BD2 seja melhor ainda (se é que isso é possível), como foi com HP e as Relíquias da Morte 1 e 2, onde o segundo filme foi o the best of de todos. Sonhar não custa nada né.

Finalizando, de um modo geral, o filme foi mais surpreendente do que eu podia imaginar. Vale muitas idas ao cinema, e eu já tenho as minhas próximas programadas!!!

Desculpem o post tão grande assim, mas é que é muita emoção. #lágrimas

Espero que vocês assistam e gostem tanto quanto eu.

Comentaê o que você achou.

Bêzo gatãs!!!

Um comentário:

Daniii disse...

Gente, eu não chorei tá. Mas o filme foi muito emocionante!!!

Postar um comentário